sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cuidados com um Filhote de 1 a 4 Meses

Macho de 1 Mês
Bom, agora que o filhote já foi escolhido, quando ele tiver 45 dias de vida, pode se separar da mãe. Isto pode ser bem traumatizante para ele, mas você pode ajudar bastante para esta experiência ser a melhor possível. 

Assim que vier para casa, deixe uma peça de roupa sua na caminha onde ele irá dormir. Isto fará ele se sentir mais calmo. Pode deixar algum barulhinho também, como um tictac, para ele não se sentir sozinho durante a noite. Provavelmente, nas duas ou três primeiras noites ele irá incomodar um pouco... Mas calma, ele é só um filhote que acabou de se separar da mãe!

No 1° mês em casa, o filhote deve ficar só dentro, em um ambiente sem contato com outros cães. Deixe a caminha dele próxima aos potinhos de comida e água, e folhas de jornal um pouquinho distante, que é aonde ele fará as necessidades. Sempre deixe uma folha de jornal com xixi por baixo das outras limpas, assim ele sentirá o cheiro e fará as necessidades sempre no mesmo local.

Procure apresentar tudo ao cãozinho, diversos barulhos, cores, pessoas, animais. Durante o 3° mês o filhote passa pela fase do medo, portanto tome muito cuidado para ele não levar nenhum susto grande, pois pode levar este trauma por toda a vida...

Ele deve ser desverminado para não retardar seu crescimento. A ração deve ser dividida em 4 vezes ao dia até os 3 meses. Após o 3° mês, divida em 3 vezes. Experimente dar cenoura para o seu cão roer, o meu adora! Faz bem aos dentes e aos pelos, além de entreter o filhote.

Frutas diversas e legumes crus podem ser dados ao cachorrinho, desde que não tenham tempero e não sejam ácidas.
Banhos, no máximo 1 por mês, e apenas com sabão de coco. Coloque algodão nas orelhas, e não esqueça de secar bem com secador.

Não esqueça de dar todas as vacinas! Consulte o veterinário! O filhote só pode ir para a rua depois de terminada toda a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário